Atitude 19: Quer merda de NÃO x[

O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. 

Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.

Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer não, você não pode bater no seu amiguinho. Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos. Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei. Não, você não vai passar a madrugada na rua. Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação. Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos. Não, essas pessoas não são companhias pra você. Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate. Não, aqui não é lugar para você ficar. Não, você não vai faltar na escola sem estar doente. Não, essa conversa não é pra você se meter. Não, com isto você não vai brincar. Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.

Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá [/e a vida dá muitos]surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário ¬ ¬'. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre, conseguem perfeitamente entender  um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara.

Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos  e animais que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Never say never, but always tell a not
'Nunca diga nunca, mas sempre diga um não'
Coisas de Neto
NËtø RøÐrîGµËS
netowins@hotmail.com

0 comments:

milhões de comentários

Atitude 18: Sou de Escorpião

Dentre todas as coisas que eu já enfrento, copinhos e outras coisas +, [/ breve eu comento sobre o copinho (yn) ] jamais pensaria que ouviria um drama pelo meu signo Zodíaco, Então não há outro que seja tão alvo de preconceito do que eu. rs. 
Digo que "é de Escorpião" aquele que nasceu entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro [/ meu aniver er 21/11]. Quem nasce neste período, já deve ter passado por mais de uma vez pelo seguinte episódio:
- Qual é o seu signo?
- Escorpião.
- Ai, que medo!
Mas, afinal de contas, qual o núcleo de temor que instiga a este constante tipo de declaração? Ai eu fui na Google [/ propaganda ] e digitei Escorpião, e em um dos milhares resultados descobrir que este signo  representa a morte. Não apenas a morte física, mas todo e qualquer tipo de "fim". É através deste signo que somos continuamente lembrados de que somos mortais e que tudo, por melhor que seja, um dia acaba.
De certa forma, aqueles que nasceram com o Sol em Escorpião (ou o ascendente ou a Lua neste signo) possuem consciência precoce de que todas as coisas acabam. Em alguns casos, a pessoa se deixa dominar por esta percepção aguda, e passa a vida oprimido pelo peso melancólico de que todas as coisas encontrarão seu derradeiro fim, cedo ou tarde. Mas para o Escorpião mais amadurecido, tal consciência se converte num poder muito especial: o de transformar não apenas a si mesmo, como todas as outras pessoas ao redor.

Veja +


Eterno Copinho

Este ser Eu..
Este ser eu
Ser Adulto

Continuando... poucos signos são tão intensos quanto Escorpião. Os acontecimentos, ao invés de destrui-lo, deixam-no mais forte [/ Ai tá o segredoo ]. Com Escorpião, afinal, é tudo ou nada, é quente ou frio, jamais morno. A vida é levada a partir de seus extremos, para que assim os potenciais possam se realizar plenamente.
Agora não vejo o porquê deste preconceito grande sobre o meu signo, olhe que nem acredito nisso. É a vida, afinal pra quem vive no eterno copinho merece estas pedras no sapato..
E como se diz: "Uma vez no copinho, sempre no copinho"..

Everything has its end
Tudo tem seu fim
Coisas de Neto
NËtø RøÐrîGµËS
netowins@hotmail.com

0 comments:

milhões de comentários